30 de mai. de 2012

O tigre, a águia, o lobo e a coruja: Uma reflexão sobre sabedoria, visão, astúcia, conhecimento e capacidade.

Viver é bom demais! A cada instante uma novidade, uma nova surpresa, uma nova sensação, uma nova lição, que são dádivas que recebemos pelo fato de estarmos vivos. Assim, temos apenas que nos orientar para fazer melhor proveito destes presentes que o universo nos dá! Para isso temos de exercitar em nós os nossos instintos que em tantos momentos deixamos como que guardados em gavetas do nosso Eu interior, colocando-os em prática tal e qual as feras e as aves de rapina para que como elas possamos atuar em nossa rotina, cultivando a sabedoria, ampliando nossa visão, dando vazão a nossa astúcia, promovendo nosso conhecimento, como fazem os tigres, as águias, os lobos e as corujas em seu habitat.

Aristóteles em Ética a Nicomaco, disserta a respeito de Phronesis: a sabedoria enquanto habilidade para agir da maneira mais acertada, explicando que para isso é necessário humildade, gentileza e respeito. Como exemplo de SABEDORIA, temos os TIGRES que por serem caçadores por excelência, representam através de sua imponência o respeito, nos mostra que temos muitas vezes de nos recolher ao silêncio e a solidão para determinar o curso das coisas, para que possamos preparar o melhor cenário e com uma aproximação gradual possamos enfim lograr o êxito em nossos empreendimentos, tendo como importantes recursos saber ouvir, ter paciência e confiança, pois no fim as coisas sempre dão certo, como o Tigre sempre consegue pegar a sua presa.

Dotados de sabedoria, ampliamos a nossa VISÃO, por essa razão a ÁGUIA assume a expressão dela, pois ao voar mais alto nos auxilia a enxergar a ignorância que há em nós e nos outros. Incita com o exemplode sua coragem buscar novos horizontes, e como reflexo disso alcançar níveis superiores de consciência. Conquistando dessa forma a LIBERDADE que tanto sonhamos, com uma percepção mais definida, focada, conseguimos clarear a verdade na escuridão da ilusão. Permitindo o nosso desenvolvimento, pois podemos ver a distância nossa própria vida nos livrando de erros e precupações evitando enfim o fracasso que tanto tememos.

Aliada a SABEDORIA e a VISÃO, a ASTÚCIA, ocupa lugar de destaque, porque proporciona o suporte aos demais "instintos" por meio da esperteza e intuição que o LOBO simboliza, que com sua maneira de agir ensina que é necessário conviver em grupo, mas acima de tudo liderar o mesmo, partilhando idéias, aprendendo em conjunto e acompanhando os seus semelhantes, tendo como orientação a voz interior, não agindo por impulso, mas medindo cada passo que daremos. Outra caracteristica relevante que devemos imitar é o uivo do LOBO, que é seu veículo de comunicação eficaz, nos mostrando que mesmo estando distante da matilha ele diz que está por perto e atento a tudo o que acontece. Assim o dialogo transparente e verdadeiro, faz com que tenhamos ciência e controle de tudo, apesar de estarmos longe. Dessa forma, o Lobo transmite a mensagem de que independente das circunstâncias, com cautela e reflexão chegamos onde pretendemos com a mais absoluta segurança, levando conosco aqueles que fazem parte da nossa família.

Para completar este conjunto de virtudes, temos o CONHECIMENTO, que sem ele nada vale ter os outros três aqui citados, pois de acordo com Antoine Saint-Exupéry "conhecer não é demonstrar ou explicar, é concordar com a visão", esta ferramenta é então a ação de conhecer seja pela razão (fruto da observação e da reflexão) ou experiência (as tentativas que dão errado até que acertamos). É nesse ponto que a CORUJA iconifica o conhecimento posto que a Águia voa mais alto para ir ao encontro do objetivo, ao passo que a Coruja observa quase imóvel a sua presa estudando os movimentos e o comportamentos, para que o bote seja certeiro sem chance de escapatória, fazendo aí a ilustração comparativa de que qualquer coisa que iremos fazer devemos analisar, estudar os prós e contras para que possamos fazer a escolha adequada e celebrarmos o sucesso.

Henry Ford diz que se pensamos que podemos ou não algo, em ambas as situações estamos certos, esse pensamento um tanto quanto complexo e intrigante, mas completamente verdadeiro, que nos faz refletir a respeito de nossas CAPACIDADES, e ficamos nos questionando se somos capazes ou não. Com certeza somos capazes de tudo! Afinal de nada adiantaria sermos dotados desses potenciais se não os colocarmos a nosso serviço. Assim ultrapassando os limites das virtudes então é que teremos pleno domínio e um melhor aproveitamento de nossas vidas, após ter lapidado as arestas de imperfeição esculpindo essas peças em nosso carater, seremos por fim chamados de VENCEDORES
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário