18 de jan. de 2013

Será que existe a Igualdade?

De acordo com Rousseau a igualdade consiste em que um homem não tenha riqueza que dê para comprar a outro, e que este outro não seja tão pobre a ponto de se vender*. Pois bem!
 
Se se fala em isonomia em que todos os homens são iguais perante às leis sem distinção de quaisquer natureza, penso que não há igualdade aí, tendo em vista que nenhuma sentença é cumprida por um rico sem que haja tramitado todo o recurso que se cabe, ao passo que um pobre é preso até que se prove a inocência ou até cumprir a sentença, uma vez que não há condições (mesmo havendo o amplo direito de defesa) pois o custo é alto e mesmo tendo um defensor público as chances são mínimas.
 
Se se fala em igualdade de direitos, esbarramos em vários entraves pois como temos visto mesmo estando em forma de Lei, a mesma não é cumprida. A exemplo temos os assentos reservados nos transportes coletivos que ninguém respeita. Assim como, quando se refere as oportunidades, tanto que se houvesse respeito a essa tal igualdade não haveria os preconceitos de ordem étnica, religiosa e social em que vemos os abusos contra negros, mulheres, idosos, deficientes físicos e homossexuais. E então não haveria a necessidade das cotas universitárias, afinal de contas somos iguais e ninguém age pelo prejuízo de outrem, não é mesmo?
 
Se se fala em igualdade no estrito sentido do termo fico com o conceito socialista (embora deturpado) em que todos tem a mesma condição econômico-social e os direitos são beneficio de todos e não de uma reduzida parcela da sociedade.
 
Diante do exposto: será que existe igualdade?

* DO CONTRATO SOCIAL LIVRO II

Nenhum comentário:

Postar um comentário