18 de jun. de 2012

Sábios...



É verdade que os grandes pensadores (sábios) foram de fundamental importância para a formação do pensamento na atualidade, contribuindo com suas teses e máximas. E, por essa razão creio que é possivel a nossa intervenção assim como esses iluminados fizeram para a sociedade contemporânea estimulando uma nova corrente de pensamento, um novo folego para a humanidade!

Atualmente, estamos vivendo como Jean Paul-Sartre afirma que "Viver é ficar se equilibrando entre escolhas e conseqüências", mas será que se resume nisso? penso que não, partindo do principio humanista marxista que a nossa consciência se manifesta no saber, logo com as ferramentas tecnológicas que podemos lançar mão, para disseminar a LUZ da sabedoria e instigar a reflexão, tendo como resultado a mudança de comportamento no sistema de nossas sociedades.

Dando maior enfase a dignidade, as aspirações e capacidades de cada um, dentro de um processo de evolução que se supere os defeitos (vicios, desvios de conduta) e se eleve as qualidades (virtudes) ao ponto de alcançarmos a excelência, utópico? pode ser mas podemos aprimorar através do exercício do pensar e do conhecer a si mesmo. Valorizando a nossa segurança, as amizades, a familia, a auto estima, a auto confiança, o respeito, a moral, a criatividade, a habilidade na solução de problemas dentre outros pontos de que nos fala Maslow.

A partir dessa transformação provocar em nossos semelhantes a conscientização e promover "

a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento mas da falta de resolução e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem para fazer uso da tua própria razão!"

Talvez dentro dessa fórmula possamos ser considerados um dia assim como os pensadores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário