22 de abr. de 2012

Vida boa...

A gente nunca pára para pensar na vida que temos, hoje em dia cercados de tecnologia e beneficios instantaneos julgamos que temos uma vida boa, mas na realidade pouco a pouco perdemos coisas preciosas, que há tempos atrás tinha um valor enorme e hoje não passam de memórias do passado!
Podemos até sim refletir, mas quase nunca levamos a termo nossas conclusões, as necessidades levantadas de mudança nem sempre chegam a ter efeito, apenas momentaneamente em alguns casos, em outros estamos tão habituados ao individualismo e ao ego elevado que nem levamos em consideração, precisamos fazer tantas coisas para nos transformar, mas nossas atitudes negligenciam ou se omitem em nosso próprio detrimento, graças as limitações que nós mesmos criamos.
Temos o mundo ao alcance dos nossos dedos e fontes inesgotáveis de informação e de conhecimento, mas, cada vez mais nos tornamos impedidos de viver, pois nos tornamos dependentes da tecnologia e estamos a passos largos para caminhar para a irracionalidade, talvez um retroceder da evolução humana: do homo sapiens ao homem de neandhertall. Viagem? Não, realidade! haja visto as matérias dos jornais e os fatos que cercam nossas próprias vidas.
Parece que caímos nas nossas próprias armadilhas, mas pode ser que erramos os mesmos erros, só caimos na real quando alguém iluminado inspirado nos alerta antes de rumarmos para o precipício. De certo modo, estamos semelhantes a máquinas no piloto automático programadas para: casa-trabalho-faculdade-internet, raramente temos variações de nossa rotina, os laços estão cada vez mais superficiais e mesmo próximos nos comunicamos pelo msn e redes sociais, deixando o prazer do vinho, do contato e da conversa para um outro momento que julgamos mais apropriado.
Adquirimos uma postura reativa e não aceitamos críticas, ou mesmo conselhos mesmo quando quem nos fala tem total razão, para alguns pessimistas o mundo está caminhando para o armagedon, eu diria que não! Tenho esperança que vamos tomar conhecimento disso e tudo vai ficar bem no fim das contas, temos que acreditar em nós mesmos e cada um fazer a sua parte para que nas devidas proporções possamos compartilhar o bem e elevar a nossa condição ao patamar de paz e de virtude que necessitamos e merecemos para viver bem, deixando a ignorância de lado e fazendo a sabedoria reinar em nossas vidas!
E, por falar em viver bem, me recordo dos tempos do Sul das Minas Gerais, onde aprendi apreciar uma boa conversa, sentar na praça simplesmente pra ver o tempo passar, parar na beira de um rio para pescar ou mesmo para relaxar contemplando a beleza das paisagens. Comer com a familia reunida em volta da mesa de tábua sentado nos bancões aquela "canjiquinha" e pra animar a prosa uma dose de alambique, a risada reinava solta e não tinha espaço para se reclamar da vida, só de aproveitar o momento de estarmos unidos ali. Isso sim é qualidade de vida, parar para ter um tempo com a familia e os amigos, aproveitar a sua energia e conviver, esse é o segredo? pode ser, mas estamos habituados a correria do dia a dia e não nos permitimos fugir a regra de parar e respirar e aproveitar o que a vida tem de melhor, tornando-nos cada vez mais escravos de uma realidade de marionetes, não exercendo nossa liberdade do arbitrio, mas tenho fé isso vai mudar e enfim poderemos ter a vida boa que tanto sonhamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário