1 de abr. de 2012

Hipocrisia e Falsidade

Todo canto que eu olho eu a vejo, pombas será que estamos vivendo numa sociedade de hipócritas? Gente que tem um discurso e a prática é totalmente inversa, que fala em fazer o bem e cinco minutos depois está pichando seu próximo, que diz preferir a beleza de um gesto do que a beleza fisica, mas se enrosca com o primeiro exemplar de beleza que vê, que diz combater a corrupção e adora receber um qualquer por fora... Espera aí onde está a ética, os valores morais, não querendo pregar o puritanismo e sem querer ser falso moralista, porque eu já fiz isso e posso tornar a fazer, mas está demais é absurdo!
Admito que mesclamos interesses e gostos e modos de agir que formam a nossa identidade e personalidade, pois nos enquadramos com aquilo que se aproxima do nosso perfil, mas convenhamos que se você diz X tem de manter o X, do contrário passa a ser outra coisa (mentira), a menos que com o debate de idéias se formule um outro conceito. Da mesma forma que a beleza estética perece e acaba e a corrupção ao invés da vantagem denigre a imagem entre tantos outros exemplos mas que preferi citar apenas esses três, precisamos de mais verdade no povo, humildade e pensar mais no que se diz, no que se faz, porque quem fala muito paga o alto preço de ser desacreditado, tendo que provar constantemente ou mesmo sendo alvo de picuinhas e brincadeiras, mas aos poucos a gente aprende que a lingua é o chicote da própria condenação, por isso é bom ouvir por metro e falar por milimetro (fica a dica por experiência própria).
Mas, por favor acima de tudo que a sinceridade seja o principio de tudo! porque é lamentável ver uma atitude ou mesmo uma fala e por detrás como dizem os caipiras "deitar falação" sejamos honestos com a gente mesmo, por isso digo que se for falar mal faça como o trecho de um ponto de umbanda diz "
fala mal de mim mais não fala mal de trás", mas cuidado sempre haverá o retorno "Pega ela Diabo, ô pega ela satanás". Sem falsidade, ou é ou não é! Porque se iludir que ela esconde nossa verdadeira personalidade dissimulando alguém que não somos ela só acrescenta uma caracteristica negativa a imagem, portanto fazer valer a máxima que é melhor dizer uma verdade que faz chorar do que uma mentira que me console é mais valioso do que ouro e vale a pena em todos os sentidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário