8 de abr. de 2012

Aos poucos a gente aprende...

É minha gente ouvimos falar constantemente que a vida é um eterno aprendizado, quase que uma repetição contínua de valores que julgo importantes e que me transmitiram e transmitem ao longo do tempo. É quando me pergunto: Se o aperfeiçoamento moral, a tolerância, a fraternidade, dentre outras características que devemos exercitar, porque nós nos esforçamos nesse conflito interno enquanto as outras pessoas parecem estar indiferentes a isso? Talvez se fizéssemos tal e qual as críticas que recebemos diante de uma brincadeira ou atitude que tomamos, na base da "porrada verbal" as pessoas notassem quem somos, que temos o nosso valor e assim nos respeitariam, será? pode ser, duvidas e mais duvidas pairam no ar.

Às vezes, destinamos carinho e amizade a pessoas que nem nos enxergam e quando dizemos algo, vêm com cara de nariz torcido fazer considerações negativas a nosso respeito, em outros momentos não damos a mínima para pessoas que realmente querem o nosso bem e se importa com a gente, não damos ouvidos a eles e no fundo tinham toda razão.

Pois é, mas aos poucos a gente aprende que somos responsáveis por aquilo que cativamos e que nem sempre podemos agradar a todos. É dificil agradar àqueles que sempre agradamos e nos agradam, que dirá os que nos torcem o nariz, mas para esses aprendemos a lição, foram tantas as vezes que se não aprendessemos poderiam nos chamar de sem vergonha, se querem saber o que acho quero que se dane, pessoas assim não nos fazem falta, a partir dessa reflexão temos de dar aquilo que nos dão, nem sempre dar atenção e carinho a quem nos menospreza é ser sábio e bom, na maioria das vezes é ser otário!

Então se não nos olham como igual, se não nos consideram como nós os consideramos, a tolerância tem de ser zero, peço desculpas aos mestres que ensinam o contrário, nem sempre é conforme a regra: plante o bem para receber o bem, o que acontece é bem diverso, damos o bem e recebemos critica, fazemos uma coisa legal e nos dão uma má resposta, se pensarmos... ah tá tudo bem, somos seres humanos faz parte da complexidade da concepção humana, a gente só se dá mal, é óbvio que devemos fazer sem esperar nada em troca, mas penso que receber deveria ser no mínimo ético, educado e polido devolver da mesma forma que lhe foi dado, tendo em vista que a vida é uma via de mão dupla e que tem diversas oscilações, não sabendo quando iremos precisar de quem não nos importamos.

O que tranquiliza é que a Escola da Vida é sábia, vez ou outra permite que tropecemos a fim de rever conceitos e refletir, aprendemos pelos erros que nem sempre devemos levar tudo ao pé da letra, mas deixar fluir, afinal um dia a gente ganha no outro perde e assim vamos levando, mas sempre devemos ter bem claro saber quem está do nosso lado, porque contra nós sabemos que existem vários, mas isso não importa! cabe a nós deixar a vida seguir seu rumo e buscar aquilo que nos interessa, porque negatividade nenhuma deve nos interessar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário