20 de dez. de 2012

A "oliginalidade" chinesa...

Foi-se o tempo em que o chinês pudesse ter a sua imagem associada apenas ao kung-fu, a tinturaria e a pastelaria. Se existe um povo que eu admiro (depois dos judeus) é o povo chinês! Um povo milenar de uma cultura vasta que não se resume ao "flango xadlês" e ao biscoitinho da sorte, penso às vezes que teriam sido eles os inventores do "jeitinho" ou então que o aprenderam e desenvolveram esta forma de "viver" à sua maneira!

Andando pelas ruas do centro de São Paulo, mais especificamente, Santa Ifigênia, 25 de março, Brás e Bom Retiro é comum nos depararmos com os " Ching Lings" (maneira paulistana de se denominar os chineses) oferecendo seus "negócios da China" que vão desde réplicas de roupas e bolsas, brinquedos, artigos eletrônicos e tecnológicos em geral, relógios e uma infinidade de itens, que eles dizem ter "galantia" e o "pleço é balatinho balatinho"... Algumas vezes representam verdadeiramente boas aquisições, outras um tremendo prejuizo, vai de encontrar um bom vendedor, porque se existe um povo esperto, esse povo é o chinês...
 
Quando me refiro a "oliginalidade" digo a respeito de sua capacidade, um povo que passou ( e ainda passa) por mudanças, dificuldades e que mesmo assim assume a pátria que residem como sua, inventando e reinventando modos de se viver, seja dentro da lei (em que se destacam grandes pensadores da informática, da ciências químicas e biológicas colaborando para a pesquisa de descoberta de remédios e de curas para doenças, médicos, advogados e engenheiros - isso sem contar com os personagens que já citei acima) como fora dela ( os camelos, os "piratas" que produzem aquilo que é vendido, os importadores) todos eles com sua importância , pois sem eles talvez não tivéssemos alcance a tecnologia e produtos importados. (Aqui abro esse parentese para falar aos hipócritas certinhos que falam pra dizer não a pirataria: Aquele que nunca comprou em nenhum dos locais citados de nenhum olho puxado atire a primeira pedra... a vantagem sempre fala mais alto e nesse caso é Made in China)
 
É por essas e outras que eu rendo essa homenagem ao povo da República Popular da China, Hong Kong e Taiwan que tem contribuido aos seus bilhões para o avanço da humanidade.

Um comentário:

  1. É isso aí companheiro! :-)
    Vamos aprender a falar mandarim!
    一个拥抱!

    ResponderExcluir