28 de nov. de 2012

Reflexões da Sociedade: Religião...

Estamos vivendo em um tempo em que se fala muito em ecumenismo, e, em diálogo interreligioso. Cristãos (Católicos e Protestantes), Judeus, Muçulmanos, Espiritas Kardecistas, Umbandistas, Candombecistas, Agnósticos, Misticos, Budistas (de todas as correntes) e afins tudo junto e misturado. Porém fica a pergunta: Seria isso possível?
 
Ao longo da história vemos claramente a diferença das religiões e a maneira como isso é tratado acentua o preconceito religioso apesar da tolerância que diz que existe. É fato que no Brasil todas essas religiões convivem pacificamente, por outro lado sempre há a piadinha, o tratamento com certa diferença entre outros aspectos que mostra certa ignorância do povo em geral no que diz respeito a este importante ponto no relacionamento em sociedade.
 
No curso da minha vida tive contato (fui praticante) com a maioria das religiões citadas podendo perceber esse "enfrentamento" por assim dizer entre as religiões, nas quais cada uma se diz detentora da verdade. Mas se todas são porque há tantas diferenças entre si e não há a aceitação dos membros de uma religião em um contexto social diferente do seu?
 
Em nenhum momento quero discutir aqui a religiosidade alheia, mas fomentar a reflexão, fazer com que se pense que antes da religião somos humanos e independente da crença individual somos criações de um Ser Supremo, ao qual cada um denomina de acordo com o que acredita! Pois se, se deseja um diálogo interreligioso deve-se partir do principio que somos HUMANOS, independente do credo ou da etnia.
 
Sou otimista, e acredito que isso será possivel quando todos assim como eu participarem um pouco de seu tempo e perceberem que nas respectivas SAGRADAS ESCRITURAS de cada uma das religiões se baseiam em 2 pontos em que todas convergem e é incontestável: A LEI DO RETORNO E O AMOR AO PRÓXIMO. O dia em que cada líder religioso fizer esse exame sincero e se despir do preconceito enraizado por séculos, aí sim teremos o desejado ecumenismo.

Um comentário:

  1. Quando eu tinha por volta de 14 anos, minha mãe me colocou, ou deu a ideia que eu fosse para um grupo de jovens da católica. Fui e lá permaneço até hoje. Mas é aquela coisa, permaneço por que toco? Seria isso? Um pouco é a coisa da (acomodação) que o amigo falava em outro post. Vamos ficando, ficando... Um dia ouvi um amigo dizer que "... Se tivesse uma terceira guerra mundial, o motivo seria religião". Conviver pacíficamente acho meio difícil, quando eu vejo desde que era pequeno, os conflitos no oriente não cessam nunca. Eu fico assustado com isso...

    ResponderExcluir