4 de nov. de 2012

Coerência e Ética


No dicionário as palavras coerência e ética são complementares, posto que a primeira vem dizer a respeito da lógica, por assim dizer necessária para tudo o que há, afinal representa uma sequência seja de pensamentos ou atitudes. A segunda por definição é "aquilo que pertence ao caráter". Logo ser coerente, é possuir a ética e como fruto ter um bom caráter.

É por isso que analisando a história da política ao longo dos anos desde os tempos mais remotos não há qualquer registro de atos coerentes e éticos, tendo em vista as alianças que até hoje se faz em nome do poder, aliás Maquiável é quem diz: "os fins justificam os meios", então não há mais o que falar nesse jogo vale tudo.

Aí vemos as defesas da politicagem e dos politiqueiros, todos são honestos, íntegros dotados de uma decência sem igual, mas vivem se atacando. Dizem agir em nome da transparência, da boa moral e dos bons costumes, mas por debaixo dos panos fazem as suas negociatas corruptas que só visam o próprio bem estar. E isso não se aplica somente ao Brasil, mas a todos os países do mundo.

Por falar em Brasil, há uns tempos atrás ainda se via ideologia, mas de uns tempos pra cá a identidade política vem desaparecendo a esquerda com aparência de direita, a direita com aparência de esquerda, o centro mesclando as tendências. A oposição com rabo preso com a situação deixou de ser incisiva, e, a situação se acomodou e nem precisa se defender dos ataques da oposição posto que não há.

E assim, vamos caminhando e cantando e seguindo a canção, mas pra onde? seguir com o atual modelo? buscar uma alternativa? mas qual? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário