18 de set. de 2012

Reclamações Tupiniquins...


Pra tudo quanto é lado só vejo reclamações... Algumas com alguma relevância, fundamentadas, cheias de razão, para falar a verdade até demais! Outras que são mera reprodução, fruto do dia a dia tão batidas quanto a sola de chinelo gasto... Pois é isso é Brazil, ops... Brasil!

É muito doido ver notícias no jornal fatos como se o mundo estivessem acabando, uma tempestade em copo d'água, mas a realidade... qual é? A realidade é que importamos modelos de jornalismo... numa emissora o padrão americano que controla a política e a sociedade baseados em numeros que ninguém entende. Noutra o padrão é o inglês que sensacionaliza suas programações em busca de pontos no IBOPE. E nesse meio a população fica perdida feito cego em tiroteio... se acredita em uma, ou, se excita com a outra...

Perde-se muito tempo discutindo finais de novela, do campeonato de futebol e da beleza do carnaval, quando o que de fato importa deixamos de lado. E só reclamamos! Isso quando não tecemos comparações. Mas e o que fazemos de fato para que possamos enaltecer nossa pátria... Para o mundo, somos o país da bunda, do futebol e do carnaval, além é claro da caipirinha e da feijoada! Será que somos só isso? 

Temos uma vasta cultura regionalista e tradicional que não valorizamos e reclamamos por não termos uma cultura! Gosto da cultura estrangeira, afinal sou um garoto que amo os Beatles, Rolling Stones, Elvis Presley e tantos outros, mas temos aqui o Raulzito, Luiz Gonzaga, Villa Lobos e inúmeros icones da cultura brasileira,que não se limita a música, mas se extende a literatura, as artes cênicas e as artes plásticas. Então vamos nos conhecer, buscar a identidade tupiniquim e a ela somar as coisas boas que vem de fora, e não apenas absorver e copiar modelos de vida que nada tem a ver com nosso contexto!

Parar de dizer que o Brasil é isso ou aquilo, que só aqui que as coisas funcionam desse jeito, dentre outras ranhetices que se repetem secularmente e não muda uma letra! Absurdo...

Por fim vamos amar nosso país e deixar de lado as reclamações, fazer a nossa parte para torná-lo ainda melhor...

Um comentário: