12 de mar. de 2013

Lógica...

Neste momento me questiono o que é a lógica? qual seu verdadeiro sentido no mundo de hoje? será que existe? Os filósofos diziam que se tratava de um raciocínio válido, a dualidade verdadeiro e falso, o que é ou não é, dentro de parametros mínimos de regularidade.

Porém na atualidade com as diversas concepções divergentes, e, porque não dizer conflitantes, fica quase que impossível definí-la tal como acima, pois a época se tinha como linha de doutrina a exatidão que consiste na conformidade de um valor.  A julgar pelos valores, suas transformações e inversões não há como se falar de ética, muito menos de lógica.

Mesmo porque até então à época havia a possibilidade de se estabelecer apenas o sim e o não, o certo e o errado, a forma de se pensar era restrita ficando condicionada a ser binária, hoje em dia com a quebra do absoluto e a fomentação da relatividade, essa rigorosidade inexiste, pois cada um passa a possuir a lógica própria, os valores próprios, o pensamento próprio, por mais que seja louco dizer até a ética própria, e por isso vemos comumente pessoas acharem normal levar vantagem.

E assim, ficamos imersos numa infinidade de idéias, perdidos sem saber qual a forma correta ou não de pensar, de falar e de agir, pois o que a milhares de anos era nítido hoje é um borrão que carece de um microscópio ou quem sabe um caleidoscópio para poder analisar e interpretar qual a melhor conduta a se adotar.

Por isso é que no final das contas Sócrates faz tanto sentido: "Só sei que nada sei..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário