13 de mar. de 2013

Humildade, ser humilde...

Muitos falam que são humildes e que são dotados da virtude da humildade, em nosso meio não conseguimos ver um que seja de fato, todos possuem essa máscara e no fundo são arrogantes, mesquinhos e ainda querem pregar este catecismo... Quanta hipocrisia e mediocridade!
Por definição, humildade representa " o sentimento exato do nosso bom senso ao nos avaliarmos em relação às outras pessoas", todos podem até tentar, mas, ninguém consegue ser 100% humilde  todo tempo, exceto o homem do campo que está longe dos vícios, da maldade, da ganância do homem da cidade grande...
Todos por mais que tenhamos  cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade, nada podemos ter de humildade, posto que são características independentes da virtude aqui citada.
Aí bate a revolta, porque confundem todas essas coisas e ainda assim batem no peito "EU SOU HUMILDE" . Será que é? Mas como ser humilde numa sociedade em que se vive cercados de lobos em pêlo de carneiro, que se mata um leão por dia e ainda se engole sapos, ouvindo cobras e lagartos das pessoas a nossa volta?
Fica um tanto complicado porque somos resistentes, mas cabe-nos aprender a resiliência, o bambu que enverga e não se quebra, o eucalipto que vêm e vai com os ventos ambos de que nos fala tão sabiamente Rubem Alves.
Então compreendendo o conceito, a forma, e a essência de ser humilde é que podemos fazer de fato a transformação do nosso ego vil...
Assim cabe-nos assumir humildemente as nossas falhas, nossos erros, nossos vícios, e reconhecer nossas limitações, rogando que aqueles que fingem ser e não são humildes também assim o façam, aprendam buscando em si mesmos, lapidando verdadeiramente o vosso (nosso) ser, trabalho esse que é árduo e constante e que nem todos por mais que dizem o fazem pra valer...

Um comentário:

  1. Isso me faz lembrar uma letra que fiz há uns bons dez anos atrás, onde digo "o mundo dos espertos, que confundem humildade com humilhação".

    ResponderExcluir