11 de dez. de 2011

Fé e Religião

De acordo com algumas definições fé é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão. Enquanto que religião é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e os valores morais. Muitas religiões têm narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida ou explicar a sua origem e do universo. As religiões tendem a derivar a moralidade, a ética, as leis religiosas ou um estilo de vida preferido de suas ideias sobre o cosmos e a natureza humana.

Logo a resposta é sim caminham juntas, numa interdependencia conjunta de anos, pois sem uma não haveria a outra, como um livre pensador creio que as multiplas crenças existentes pelo mundo são válidas, uma vez que temos o livre arbitrio para decidir a forma como exerceremos nossa fé, independente da religião professada, mas que se comparadas tem a mesma missão o aperfeiçoamento e a reforma interior, que busca a evolução da humanidade através da transformação individual.

Dessa forma, não podemos criticar se esta religião ou aquela é a mais correta, cabe a cada um de nós fazer as devidas análises e procurar suas respostas, aquilo que se encaixa dentro daquilo que sua personalidade aspira e se identifica, o que não podemos é ratificar a manutenção do preconceito religioso, causado pela impressão negativa que temos pelo fanatismo religioso que vemos por aí... Islâmicos contra Judeus... Xiitas contra Sunitas, Católicos contra Espiritas... Evangélicos contra Umbandistas e Candomblecistas, isso tudo por não entendermos que todas as expressões aqui citadas levam a Deus, seja ele Allah, Jeová, Buda, Oxalá em suas diversas manifestações e expressões que a Espiritualidade Maior se faz presente em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário