12 de nov. de 2011

Escutar e Ouvir

Quantas vezes ouvimos alguem dizer: Você escutou? Você ouviu? Você entendeu? Captou a mensagem? é... pois é... varias vezes não é? eu mesmo perdi as contas só sei que desde a tenra infância batem nessa tecla... o que não dá pra entender é porque tantas vezes não fazemos a coisa certa... e a resposta está na diferença entre escutar e ouvir... escutar todos escutamos (excetos os def...icientes auditivos que escutam pelos gestos), ouvir captar a mensagem, entendê-la e fazer ela se concretizar é outra coisa... por isso quando pedimos a ajuda de um amigo ou um conselho devemos apurar nossa audição, elevar nossa percepção e ler cada palavra dita em nossa mente, trancrever elas nos nossos arquivos mentais para que com isso possamos fazer com que nossas vidas se transformem como desejamos, claro porém sem antes salientar que tudo vai de acordo com a orientação Divina e o merecimento de cada um.

É triste saber que alguém está por baixo por mais que tenha tido a ajuda e o conselho, não ouviu e não compreendeu os sinais e as lições que a vida nos coloca a frente para nos fazer entender como é o curso das coisas e que as determinantes para traçar e esquadrinhar esse caminho são nossas atitudes e nosso comportamento (caráter) aliados ao bom discernimento, por isso pessoas se queixam de tantas coisas da vida, pois não deixam a mensagem entrar em seus corações, daí da tudo errado e ficam falando que a culpa é alheia, que a culpa é do tempo, mas se esquece que a culpa é dela mesmo que não fez uso da sua compreensão e dessa forma as coisas fugiram do controle, saindo o trem da vida do seu curso natural ficando a chorar o leite derramado (que diga-se de passagem não adianta).

Portanto, fica a dica ao invés de culpar as circunstâncias temos de desenvolver a capacidade de julgar os nossos atos e saber OUVIR e RECONHECER, quando estamos errados e trilhar o rumo certo a fim de que aquilo que queremos seja compativel com nosso merecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário