24 de ago. de 2011

Queda de Reis...


Inspirado em Júlio Verne há tempos venho fazendo várias viagens ao centro do meu Eu, tendo vislumbrado nessas idas e vindas a minha vida, o que tenho feito, os meus conceitos, as minhas crenças, as coisas que gosto e que não gosto, vi meus erros e acertos, meus sucessos e fracassos, vi também pessoas muito queridas que adquiri a amizade e a confiança, assim como vi pessoas das quais me afastei e outras que se afastaram de mim pelo meu jeito de ser, enfim vi minha história ser escrita do dia que nasci até hoje 28 longos capítulos e ser transmitida só pra mim em full HD e 3 D (risos... papo de louco? Não! Autoanálise prática).

Após a exibição desse filme me vejo num quarto escuro onde um facho de luz ilumina um grande tabuleiro de xadrez, de um lado meus defeitos, de outro minhas qualidades e no centro de tudo isso eu sob o pavimento mosaico a fim de refletir, e cada reflexão era uma peça que se movimentava, uma ação tomada, uma atitude definida... Muitas incertas com reflexos negativos eu sei, mas todas elas tenho certeza que da pra reverter, as jogadas certas, alinhadas mantenho firmes as posições até que o cenário mude e eu tenha de movimentar as peças, o importante é que já fiquei varias vezes em xeque e também já derrubei muitos reis, tenho ciência de que ainda haverá muitas outras jogadas para serem pensadas e colocadas em prática, pois em se tratando do jogo da vida temos de jogar olhando pra frente buscando o bom resultado, às vezes é inevitável tomarmos um tombo, afinal acidentes acontecem.

Baixas existem no nosso flanco de batalha, mas fundamental é a bagagem de que resultam essas baixas e fazer delas oportunidades para recrutar e realinhar as tropas (peças de xadrez) para corrigir o curso das estratégias mal feitas e as peças mal colocadas diante do jogo, otimizando a utilização dos nossos recursos, a mente através da nossa inteligência, o corpo através de nossa saúde, a emoção através de nossos sentimentos e a espiritualidade através da nossa fé, afim de que com isso possamos arregimentar esforços (amigos, familiares e afins) para que possam lado a lado se alinharem e nos apoiarem com a sua torcida, para que juntos possamos alcançar as conquistas que planejamos ao longo do tempo, olhando fixamente o ponto de luz que vemos na escuridão e ir ao encontro dele, buscando sem cessar e sem desistir, pois a vitória é o premio que recebe aqueles que lutam sem desanimo, derrubando seus reis no dia a dia.

Sempre vi nos exemplos a minha volta, pessoas vencedoras e com seus ensinamentos aprendi que para termos logrado com êxito nossas conquistas necessitamos de desafios, pois só com muitos deles temos um sentido, uma motivação maior pra lutar e querer chegar mais longe do contrário seria uma vida vazia e monótona sem razão de viver, por isso quanto mais desafios tenho mais me animo, porque a cada uma das circunstancias que aparecem sou capacitado a revertê-las e passar por elas em muitas vezes sem me abalar, em outros momentos (claro, a vida nem sempre é um mar de rosas) tendo hematomas, ralados, cortes e fraturas que um dia irão se curar, mas deixarão suas marcas na lembrança para que eu busque outra alternativa para não passar por isso novamente, afinal (risos) não sou nem nunca tive interesse por sadomasoquismo, o importante (já parafraseando a musica) é que mesmo nos altos e baixos e nos diversos lances da vida eu vivi e estou vivendo, pois muitos reis faltam pra eu derrubar, tenho muitas metas para alcançar meu lugar à sombra!

Ainda assim não me dou por satisfeito, tendo chegado onde quero, vou traçar novos rumos, pois é assim que vejo a vida, não me deixando acostumar, sossegar e acomodar por um segundo, mas sempre querendo mais, aprendendo mais e como consequência conseguindo mais, mas acima de tudo com sabedoria, sempre vigiando, pois certa vez uma amiga me disse: “Vigie seus pensamentos e eles serão seus desejos, vigie seus desejos e eles serão suas palavras, vigie suas palavras e elas serão suas ações, vigie as suas ações e elas serão seu hábito, vigie seus hábitos e eles serão o seu caráter, vigie seu caráter e ele será o seu destino.” E sempre pensando, desejando, falando, agindo e habituando formei meu caráter e o que sou hoje e o que serei amanhã, me permitindo fazer um salto e me ver aos 120 anos, onde poderei dizer o quão boa foi a minha vida, podendo ter contribuído para muitas outras, conhecendo aos outros e sendo conhecido (coisa um tanto complicada), ter iluminado um pouco com minha filosofia de botequim e transmitir um pouco do que consegui mudar e evoluir o curso do rio para desembocar no oceano que representa a plenitude da vida.

Afinal como diz minha mãe sem luta não há vitória, então vamos abrir as mentes colocando as peças sobre o tabuleiro e começando a jogar o xadrez da vida AGORA , virando a mesa dando outro significado para se viver a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário