20 de out. de 2012

Alimentar-se, um ritual sagrado.


Em todas as refeições que fazemos ao longo da vida existe por trás delas uma ritualistica, que podemos observar que se inicia a partir do momento em que se elabora os pratos a serem servidos, a disposição dos lugares à mesa, a escolha das bebidas, enfim todos os detalhes que fazem parte dessas ocasião que faz parte da nossa rotina independente de ser um jantar requintado, ou, o trivial arroz com feijão de todo dia.

A importância desse sacro momento podemos tirar de alguns exemplos ao longo da história: 


  • Cristo partilhou o pão com seus discípulos;



  • Os gregos ofereciam banquetes em honra ao deus do vinho Baco;



  • As fraternidades que oferecem Agapes para celebrar a unidade e o amor incondicional entre seus partícipes;


Entre outros tantos que nos mostram que devemos tirar o maior proveito e ter total reverência, pois houve trabalho e dedicação para que pudéssemos fruir de um delicioso alimento.

Quando me refiro em tirar proveito é no ato de sentar-se à mesa, ter uma conversa agradável onde o riso possa imperar proporcionando uma atmosfera positiva, pois não estamos apenas saciando nossa fome, estamos partilhando convivência, união, harmonia, quanto a reverência digo a respeito da gratidão, em nome da benção de podermos comer uma boa refeição, junto de pessoas que amamos, por termos o que comer enquanto tantos outros não tem, por isso penso que agradecer cada um em sua fé a dádiva deste momento único que é a alimentação.

Uns chamam de etiqueta, eu chamo de ritual de amor!

Que Deus, o G.´.A.´.D.´.U.´. venha nos abençoar em nossas refeições sempre...

Um comentário:

  1. Se alimentar, concentrado na alimentação, aproveitando o momento para meditação (caso esteja só) ou para compartilhar conhecimento e opiniões construtivas (quando estamos acompanhados), é alimentar o corpo, a mente e a alma!

    Por tabela emagrece ;-)

    Um abraço!

    ResponderExcluir