31 de out. de 2011

Pontos de vista...

Em certos lances da vida, parece que a nossa visão fica turva, nublada, coisas que antes seriam fáceis de ser vistas e corrigidas, ações e decisões que deveriam ser tomadas parecem cada vez mais dificeis e as soluções mais simples para os problemas parecem estar distantes mesmo estando ao alcance das mãos... Quantas vezes pensamos, damos voltas, vamos e voltamos e tudo parece escuro e complicado aos nossos olhos? Quantas vezes nos sentimos fracos e queremos desistir das lutas? A resposta... sim várias vezes! Essa luta travamos desde nossos ancestrais é inata... é a luta pela sobrevivência...hoje é claro com muito mais recursos, mas a mesma necessidade.

Todas as dificuldades que passamos são necessárias, como diz um amigo meu "a vida seria muito facil e chata, ou estariamos no céu ou todos no inferno e não teriamos de vivê-la", assim tudo tem uma razão de ser por isso passamos por experiencias boas e ruins, tristezas e felicidades, se vivessemos apenas os louros que graça a vida teria? O que move o ser humano são as superações dos limites, dos obstaculos, a realização de seus feitos daí a necessidade das metas em nossas vidas para serem atingidas e quiçá superadas. O que não podemos jamais é nos acomodar, parar para ver a paisagem, muito menos criar expectativas mas sim estar atentos ao novo que se descortina.

Dificuldades, facilidades, oportunidades, limites, superações, enfim a vivência do cotidiano... tudo isso é uma questão de pontos de vista... Há pessoas que lamentam, outras que reclamam, outras que empurram com a barriga e ainda outras que enfrentam a vida com garra, energia e disposição! Existem pessoas negativas e outras positivas, eu porém acredito que as caracteristicas negativas devam ser trabalhadas e se fazer brotar a vibração, a agitação e dinamizar os animos, não levando a ferro e fogo as conclusões e as resoluções que a vida que levamos nos lega. Ser determinado, perseverante e constante e perceber o que se pode ganhar com isso, afinal se queremos algo devemos fazer por merecer, pois se não o fizer nos entristecemos e nos questionamos... Porque não eu?

Se agissemos com mais humildade, sem tanta ganancia e competição, talvez os abismos sociais não existiriam e haveria o respeito as diferenças, os valores morais e éticos pregados pelos grandes sábios iluminados teriam seu devido valor e seus ensinamentos seriam aplicados amplamente, pois ao contrário atualmente em nada nos diferenciamos dos leões e dos lobos a espreita e na captura da presa, pois a concorrência é desleal e vale tudo para estar onde se quer chegar.

Falando ainda em pontos de vista, muitas vezes pessoas nos rotulam por chatos, apontam defeitos nos julgam inferiores, insensatos, insensiveis, falsos, por outro lado outras pessoas nos amam, nos acham legais, nos ajudam a superar os nossos defeitos e aprender com eles outras maneiras de se ver o mundo, já que nem tudo são flores, mas também nem tudo é amargo feito fel, temos de saber dosar as coisas, usar o meio termo, a justa medida e não julgar e sentenciar, mas ver além, mudar o foco da visão e ir além, dar uma nova oportunidade, conhecer o livro todo e não a capa, aos poucos tenho aprendido como a vida pode ser fácil, basta que estejamos dispostos e abertos a perceber que nem tudo é o que parece ser, pra isso é necessário que mudemos nossos pontos de vista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário