12 de jun. de 2011

O Pensar

Cogito Ergo Sum! uma de minhas frases prediletas que diz sobre a existência humana e que atestou René Descartes sobre a essência humana que é o pensar! Sim, existimos pelo nosso pensar, pois é a base de tudo de nossas atitudes inclusive, assim temos de nos questionar a respeito do pensamento ativo... uma vez que o pensamento está ligado desde o momento que acordamos(de forma passiva e com o passar do tempo ele se ativa para determinar ações), assim o que é Pensar Ativamente? É pensar sem ter medo do que vão dizer, ter opinião formada, se basear nos conceitos expostos pela midia, familia, igreja e outras instituições e participar ativamente o seu pensar, muitos pensam com base no que os outros vão pensar de mim... mas não, não se deve ser assim, isso apesar de ser facil e cômodo, não demonstra a personalidade de cada um que é o que nos diferencia e dá a graça do negócio todo... Afinal o que seria do azul, se todos gostassem do amarelo?

Ser um livre pensador é estar solto dos grilhões de conceitos e deixar de ser papagaio de pirata... ficar executando repetições do que se ouviu falar, se viu, se leu... temos um HD ou cérebro que até mesmo a ciência ainda não sabe do que é capaz... alguns esotéricos dizem e com razão que produzimos energia capaz de realizar coisas inimagináveis..., por outro lado implica a rotulações como o chato e polêmico, que no meu caso prefiro traduzir por criativo e instigativo, peculiaridades que o pensar ativo nos dá pois fica dinâmico ao passar ouvir e observar se moldando de acordo com os fatos que se descortinam, sempre possibilitando expressar a própria opinião.

Devemos explorar nossa capacidade ao máximo possivel, pois assim deixamos de ser manipulados adotando aquilo que dizem ser certo e errado, bonito e feito, justo e injusto, criar o discernimento próprio, dar enfase a existência de ser pensante, maximizar nossas faculdades adormecidas, essa talvez seria uma das chaves perdidas para o viver bem, ao contrario disso talvez fosse melhor nos manter como homo neandhertalensis, dizendo uga uga e arrastando a mulher pelos cabelos, mas não! pois somos a Criação de uma Sabedoria Absoluta, a qual nos criou sua Imagem e Semelhança, então devemos deixar de ficar na demasiada humanidade acomodada e criar, inventar e sair dessa e otimizar a utilização de nossas vidas e deixar de reclamar dela e ver o que ela tem de bom para nos oferecer, aprendendo e aceitando as diferenças é que descobrimos a essência de viver em harmonia consigo mesmo e com o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário