2 de jan. de 2011

Pensamento: a essência da humanidade seu elo perdido!

Cogito, Ergo Sum! Já dizia Decartes: penso, logo existo, uma das maiores máximas da humanidade que está sendo deixada de lado pelos seres humanos que a cada dia está deixando de pensar para agir, passando a agir impulsiva e instintivamente, fazendo valer as imposições, o pensar unilateral , diminuindo-se assim as oportunidades para o dialogo, não se respeitando as diversidades existentes, perdendo-se assim o senso comum e até o bom senso, retroagindo aos tempos das cavernas onde era olho por olho dente por dente.
Com isso a essência da humanidade que é o pensar e o existir por ele está se perdendo, a coletividade, a união e o respeito estão sendo substituidos pelo individualismo egocentrista, no qual se dá valor mais as máquinas e a tecnologia e nos desligando dos amigos, da familia, daqueles que são responsáveis por nossa primeira constituição... o que devia ser o contrário fazer a utilização dessas ferramentas para nos aproximar! - eu faço isso - mas a maioria busca a dependência tecnológica em resposta a uma carência afetiva se isolando em suas tocas alimentando o EU e esquecendo o NÓS que é a base de tudo desde os primódios e que está desaparecendo das nossas vidas.
Dessa forma, vemos o ódio ser plantado e o amor perdendo o espaço e assim o auto exterminio vai acontecendo: pais que assassinam filhos, filhos que assassinam pais, estupros e pedofilia, trafico de drogas e violência seja da bandidagem ou policial, vemos aí o elo ser perdido: a união familiar, o respeito e o amor ao próximo, a essência humana, a fé, o dialogo, o pensar, enfim valores deteriorados e perdidos.
Por outro lado podemos estar perdendo o jogo da vida - pois vejo a vida como um jogo de xadrez - é assim nossa vida: um pavimento mosaico onde os opostos podem conviver em paz, liberdade e harmonia, onde as peças não são os peões, bispos, torres, reis, rainhas e cavalos mas sim, nós que fazemos o teatro da vida real acontecer podemos juntos reverter toda essa contrariedade que vivemos hoje e fazer tudo o que acontece até o presente em lições do que não queremos para o nosso futuroe assim viver num mundo diferente e melhor pois acredito no ser humano como agente transformador de seu destino e de sua história.
Assim podemos reorganizar as peças e limpar toda a sujeira que está no tabuleiro da vida e fazer do teatro da vida real uma peça que seja um romance com muita comédia que traga a graça e sentido para os autores/atores do cotidiano para secar as lagrimas da tristeza e apagar a mancha de sangue que vemos sobre nós e fazer vingar renascer como a fênix a paz, a alegria, a unidade, das diferenças e o respeito e dar sentido novamente ao que somos seres pensantes e significar dando valor a nossa existência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário