16 de jan. de 2011

Uma ligeira reflexão sobre a educação

Creio ser a educação a porta de entrada para o mundo, seja a educação informal, que nada mais é do que a educação de berço, seja a formal, aquela que é transmitida nos bancos escolares, toda ela é fundamental para a base da sociedade, embora saibamos conforme bem explanado pelo mestre Paulo Freire, há duas educações desde os primórdios e que está vigorando na atualidade, uma para ensinar a mandar e outra para ensinar obedecer, assim devemos refletir será que é isso mesmo que queremos para a juventude... cotas para uns, cotas para outros... coisas essas que acredito diminuir e ridicularizar com a desculpa de uma proposta inclusiva, mas que por outro lado, tem, na verdade um viés de que as parcelas das escolas publicas e as parcelas raciais beneficiadas por esses programas são inferiores em relação as demais parcelas da sociedade.
Por isso acredito que mudanças são sempre necessárias na educação e todas elas são bem vindas desde que sejam efetuadas com moderação e após muita discussão e reflexão sobre este tema que é um tema de suma importância e essêncial para o curso da vida dos nutrizes do conhecimento, pois da prática profissional - pedagógica dependem crianças, jovens e adultos, posto que são os professores que tem contato direto com as atividades escolares desde o inicio com o letramento até a transmissão dos demais conhecimentos adquiridos nos bancos escolares, tais tarefas essas que devem ser feitas com consciência e atenção do professor afim de que ele se volte para a conscientização sócio economica e cultural do aluno, a saber que todo professor é formador de opinião a partir do momento que exerce influência por admiração ou repulsa do aluno dentro do circulo social vivido por ambos, dentro do contexto neoliberal, globalizado e informacional, e, tendo em vista estes circulos seja o micro ou macro cósmico social como foco de atuação de todos os atores dentro deste cenário deve-se buscar fundamentar os curricúlos escolares de maneira critica e reflexiva (citando Phillipe Perrenoud)com o intuito de promover e incitar os "poderes" adormecidos dos alunos que são a reflexão e a critica expressiva com a finalidade dos mesmos não serem mais um número nas estatísticas oficiais e nem sejam oprimidos por aqueles que são treinados a mandar, mas sim que aprendam e com isso passem a inverter essa situação e passar a ter destaque no ambito social.
Assim, a educação precisa ser mudada com urgência, deve ser pautada no dialogo afim de que se estreite laços e o aprendiz com o correr da vida aprenda a se expressar e como colocar suas idéias não sendo censurado e oprimido, mas sim estimulado a falar sobre aquilo que pensa sobre tudo aquilo que vê. lê e ouve pois o aprendiz é cercado de conteúdos do seu meio e a educação atual ainda não permite e se permite é muito pouco a introdução do contexto fora dos muros para dentro das salas escolares, popular com o resgate dos valores populares e da cultura local e reflexiva a qual provoca o aluno a pensar sobre sua condição social com a finalidade de mudá-la, essas mudanças são extremamente pertinentes e interessantes a fim de que com isso se construa uma sociedade mais justa e menos desigual, ao contrário da sociedade que vemos na atualidade.

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