6 de jan. de 2011

O tempo

Com o passar dos anos tenho percebido que o tempo anda cada vez mais escasso, não temos tempo pra nada, e, pra arrumar esse tempo temos de organizar nossas vidas em agendas sufocantes devido ao tempo apertado que temos, para que consigamos conciliar todas as nossas atividades e encontrar o mínimo de tempo para fazermos o que queremos, ou seja, para os nossos poucos momentos de lazer e contemplação do prazer (entenda prazer como o de reunir amigos, de dar boas risadas, de apreciar um bom churrasco e tomarmos aquela cervejinha gelada, depois sair pra balada para poder aliviar um pouco a tensão da correria do dia a dia), pois o nosso dever já está previamente marcado não precisa nem de agenda pois está gravado no nosso consciente e inconsciente.
Há tempos atrás o tempo assim como nós passava tranqüilo devagar, planejávamos melhor o tempo, hoje vivemos agitados correndo atrás do tempo que supostamente passou , mas que ainda não passou pois estamos dentro dele! Assim arrumei um tempo (na verdade parei um pouco na minha hora de almoço) para pensar e escrever sobre a volatilidade voraz do tempo (nossa que sensacionalismo risos) e cheguei a algumas conclusões:
Alguém trocou a areia da ampulheta do deus Chronos por uma areia mais fina.
Alguém colocou um acelerador no eixo rotacional da Terra.
Alguém colocou um átomo mais potente no relógio atômico
Nós mal acordamos, já jantamos e dormimos novamente, o tempo passa num segundo (utilizando um pouco de linguagem poética hein risos), assim para os loucos por teorias da conspiração deixo mais uma: estão manipulando o tempo! (risos)
Na realidade, o que há de verdadeiro em tudo isso é que com o avanço das tecnologias, as distancias se encurtaram e a velocidade das informações aumentou, com isso temos a impressão de que o tempo está escapando em nossos dedos, mas (pelo menos eu acredito) ser apenas impressão.. porque se estamos ansiosos e temos pressa pra ver o tempo passar as horas se arrastam, por outro lado se estamos fazendo algo que gostamos e nos entretemos, nos envolvemos naquilo o tempo passa e quando vamos ver já passou 1, 2, 3 horas e temos a sensação de que foi rápido demais.
Agora vejamos o povo do interior que enquanto nos stressamos, nos descabelamos, com o transito, com os horários de condução, horário de trabalho, enfim com os nossos compromissos do cotidiano, eles lá no meio do nada continuam com aquela vida simples e tranqüila como há 50, 100 anos atrás ( isso mesmo! Em tempos de alta tecnologia nossos rincões espalhados pelo nosso país continuam como nessa época), as velhas tardes madrigais nas praças, a prosa na beira do portão, o passeio a cavalo ou charrete. O matuto segue sua vidinha de sempre monta no seu cavalinho e segue devagar tranqüilamente sem pressa de chegar ao seu destino, isso me lembra meu velho tio avô o TIO JOAQUIM, um senhor da roça que nunca trabalhou na vida e morreu com 87 anos(podia ter durado mais) - esse sim viveu na flauta e soube aproveitar o bom da vida e valorizou seu tempo na Terra tocando nas folias de reis e congadas pelo sul de minas a fora – me lembro que ele enrolava pra fazer um cigarro de palha (demorava uma hora mais ou menos) e ficava pitando e contando seus causos e histórias pra gente ficar viajando no mundo de imaginação que ele nos transportava dando boas risadas ( na verdade chorando de rir). Ê tempo bom que não volta nunca mais saudades deste meu tio avô!
Assim vemos a outra face do tempo: a sua relatividade, enquanto pra nós da cidade grande por mais comodidades e tecnologias que temos a nossa mão vivemos preocupados com os SLA'S (SERVICE LEVEL AGREEMENT – sigla em inglês que denomina nível de serviço acordado), prazos acordados, datas de vencimento, compromissos marcados e tantas outras coisas que fazem o tempo voe, corra e se expire rapidamente, enquanto o homem do campo com sua vida simples tem a hora de ir a missa, a hora de lavrar a terra, a hora de ir na venda beber sua cachacinha sagrada e ter aquela prosa boa, a hora de jantar e a hora de dormir, fazendo tudo isso ele ainda tem tempo de contemplar a natureza fazendo sua pescaria ou até mesmo aproveitar a brisa no fim de tarde deitado numa rede preguiçosa em meio as arvores.
Enfim, temos a lição de que o tempo é uma constante desde o principio do mundo, mas que precisamos aprender a melhor administrá-lo para poder aproveitá-lo ao máximo e cuidar para que ele não se torne uma obsessão controladora de nossas vidas e então possamos gozar o melhor da vida (nossos amigos, nossos amores, a natureza, ou seja, tudo o que nos faz bem).

Um comentário:

  1. Um Grande Sábio ... dito e reconhecido por muitos como o mais sábio de todos os tempos ...o Rei Salomão, filho do Rei Davi com Bate Seba, escreveu alguns Salmos, deixou alguns canticos, crônicas, provérbios, mas destaca-se um de seus escritos, no Livro Eclesiástes Capitulo 3 que diz assim :

    Eclesiastes 3
    1 TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
    2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
    3 Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
    4 Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
    5 Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
    6 Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
    7 Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
    8 Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
    9 Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?
    10 Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.
    11 Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.
    12 Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida;
    13 E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.
    14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.
    15 O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.
    16 Vi mais debaixo do sol que no lugar do juízo havia impiedade, e no lugar da justiça havia iniqüidade.
    17 Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra.
    18 Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais.
    19 Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.
    20 Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.
    21 Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra?
    22 Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?

    ... triste e interessante conversar com uma jovem senhora no Cartório Civil onde trabalho, que cabisbaixa disse-me ... Meu marido, 40 anos ... trabalhou...trabalhou....trabalhor e no ultimo dia 31 de dezembro faleceu de infarto fulminante ... deixando propriedades, automoveis, contas bancarias com quantias volumosas etc..etc... e terminando sua fala disse-me ...: Eu não queria nada disso, ..queria desfrutar da vida ao seu lado !
    *** Tempo de Reflexão !!!
    Eneas Rachid de Góes

    ResponderExcluir