3 de jul. de 2012

Entre certezas e dúvidas...

Quer saber de uma coisa? Entre ter certeza ou ficar com uma dúvida, particularmente prefiro ficar com a dúvida, pois me permite buscar respostas, promover debates, mergulhar fundo para encontrar a substância da mensagem, porque provoca a sensação de que falta algo e leva a ampliação de horizontes, proporcionada pelo conhecimento adquirido através dela, não intimidando o nosso desenvolvimento, mas ao contrário estimulando-o.

Ao passo que a certeza impede que possamos enxergar que há algo além, inibe a discussão e fica apenas na esfera da superficialidade, por conta de uma visão simplista que limita e põe o ponto final.

Sócrates já dizia: "Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa". Nos mostra que o saber é um processo de constantes buscas estimuladas pelas dúvidas, já que quem pensa que sabe fica estanque com seus conceitos.

E então podemos observar que as dúvidas estão voltadas para o enfrentamento das nossas questões cotidianas, é o que nos move enquanto seres humanos, a tentativa, as escolhas, seus reflexos, o embate com a dualidade que conflita no interior de cada um, e com isso encontramos a terceira via, a sintese fruto da dialética que por fim nos faz parir uma nova idéia sempre!

O que precisamos é saber captar e entender uma mensagem, afinal existe um conteudo que podemos absorver e fazer disso uma lição, nesse caso não saber fazer a sua leitura pode nos fazer cair no erro da presunção, de ter a certeza absoluta (tendo em vista que nada é certo mas relativo). Às vezes precisamos de uma dose de veneno para despertar a consciência, em outras palavras, o tombo não vem para nos ferir mas para olhar por onde andamos e mudar o rumo, ou mesmo, o nosso ponto de vista.

Assim, as dúvidas inspiram os homens a transformar as mentalidades e como conseqüência mudarmos o mundo...

Um comentário:

  1. É isso aí!!!
    Tão importante quanto a resposta, é a pergunta correta!
    Perguntas corretas nos alavancam, perguntas erradas nos atrapalham...

    ResponderExcluir